Cidade do Sertão tem 150 mm de chuvas em 24h; Aesa prevê mais ocorrências na Paraíba - Rádio Arara FM 87,9

Cidade do Sertão tem 150 mm de chuvas em 24h; Aesa prevê mais ocorrências na Paraíba

Reprodução/Facebook/Padre Djacy Brasileiro
Reprodução/Facebook/Padre Djacy Brasileiro
Quatro cidades do Sertão da Paraíba registraram índices pluviométricos que vão de 80 a 150 mm, entre quinta (6) e sexta-feira (7). Esses municípios estão na região do semiárido brasileiro e sofrem com os efeitos da estiagem prolongada que vem desde 2013.
Segundo o relatório de medições pluviométricas da Agência Executiva de Gestão das Águas, Manaíra, a 370 km de João Pessoa, registrou 85,8 mm; Princesa Isabel, a 430 km da Capital, teve 80 mm; Teixeira, a 320 km de João Pessoa, teve 100 mm; e São José de Princesa, a 460 km da Capital, registrou 150 mm, o maior índice do estado nessas 24 horas.
Outras cidades que ficam no Sertão e alguns municípios do Cariri também registraram chuvas. Patos, Serra Branca, Assunção, Pedra Branca, Quixaba, Cacimba de Areia, Santa Luzia, Soledade, São José do Bonfim, São Mamede, São Sebastião de Umbuzeiro, Tavares e Várzea tiveram índices pluviométricos que vão de 20 a 70 mm, entre quinta e sexta-feira.
Patos amanheceu nubladaFoto: Patos amanheceu nublada
Créditos: Reprodução/Mais Patos
Chuvas renovam esperança dos sertanejosFoto: Chuvas renovam esperança dos sertanejos
Créditos: Reprodução/Facebook/Padre Djacy Brasileiro
De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, houve um aumento da nebulosidade em boa parte do estado e ainda pode ocorrer mais chuvas nas próximas horas. A Agência informa que as condições meteorológicas estão favoráveis para ocorrências de chuvas do Litoral ao Sertão.
A meteorologista Carmem Becker diz que o boletim de Análise e Previsão do Tempo emitido pela Aesa destaca a possibilidade das precipitações acontecerem com mais intensidade nas regiões que sofrem com a seca. “No decorrer das próximas 24 horas, deverão ser registradas pancadas de chuva, principalmente nas regiões do Alto Sertão e Sertão”, informou Becker.
Açudes
Os açudes Araçagi e Mari, a cerca de 100 km de João Pessoa, no Brejo do estado, estão transbordando.
O Catolé 1, que abastece a região que inclui Manaíra e São José de Princesa, tem 6,58 milhões de metros cúbicos, o que representa 62,7% da capacidade total e traz um pouco de segurança para o abastecimento daquela área do estado.
Apesar das chuvas, Princesa Isabel ainda enfrenta uma situação difícil, dispondo de apenas 472 mil metros cúbicos, ou seja, 7,3% dos 6,5 milhões de capacidade máxima do açude Jatobá 2, que abastece a cidade.
Teixeira também passa por grave seca com os açudes Bastiana, Riacho das Moças, Sabonete e São Francisco 2 praticamente secos, mesmo com os índices pluviométricos identificados pela Aesa recentemente.
Previsão
Confira a previsão do tempo detalhada para todas as regiões:

LitoralNebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.Max.: 29°C
Min.: 24°C
BrejoNebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.Max.: 28°C
Min.: 21°C
AgresteNebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.Max.: 29°C
Min.:21°C
Cariri/CurimataúCéu parcialmente nublado com chuvas isoladas no fim do período.Max.: 33°C
Min.: 21°C
SertãoCéu parcialmente nublado com pancadas de chuva no fim do período.Max.: 35°C
Min.: 23°C
Alto SertãoCéu parcialmente nublado com pancadas de chuva no decorrer do período.Max.: 34°C
Min.: 22°C

Fonte: Portal correio
Share on Google Plus

About Sejam bem vindos à Rádio Arara FM

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.