PMA de Arara inicia vacinação contra HPV; no Município - Rádio Arara FM 87,9

PMA de Arara inicia vacinação contra HPV; no Município

A prefeitura municipal de Arara aderiu à Campanha Nacional contra o HPV e iniciou essa semana a vacinação de adolescentes de 11 a 13 anos de idade

A vacina que previne contra o câncer de colo de útero passa a ser incorporada ao calendário de vacinação de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos e será realizada no período de 10 de março a 10 de abril.
Segundo O secretario Carlo Alberto Júnior a vacina contra HPV que será distribuída no SUS (Sistema Único de Saúde) é a quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

Em Arara, a vacina será disponibilizada nos Postos de saúde e nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação. Para tomar a dose, a paciente deverá se dirigir até um posto de saúde ou PSF com a devida identificação e solicitar a dose.
Podem se vacinar adolescentes com até 13 anos e 11 meses de idade. O Ministério da Saúde instituiu essa faixa etária como público alvo da vacinação por oferecer melhor resposta imunológica. A época mais adequada para a vacinação é na faixa etária de 11 a 13 anos, de preferência antes do início da vida sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.
A intenção da vacina é a diminuição dos casos do câncer de colo de útero e das verrugas genitais. É a primeira vez que uma vacina contra algum tipo de câncer será distribuída nos nossos postos de Saúde e zona Rural do Município

O secretario de Saúde Carlo Alberto Júnior disse que o município trabalha com a meta de imunizar todas as adolescentes dentro dessa faixa etária. "A campanha deverá retornar no decorrer do ano para que todo público possa ser atendido com o benefício", destacou Junior.
Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas para que o Ministério da Saúde tenha controle de que todas as doses serão aplicadas.
Junior lembra que a vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “Vacina contra o HPV é medida preventiva, porém, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações”, destacou.


 Sim. A vacina HPV será ofertada para meninas e pré-adolescentes entre 09 a 13 anos, nas unidades básicas de saúde e também em escolas públicas e privadas, de forma articulada com as unidades de saúde.


Fonte www.clemilsonemrevista.com Com Sc Saúde/Arara
Share on Google Plus

About Sejam bem vindos à Rádio Arara FM

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.