Em Arara Secretaria de Saúde abre dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e chama a população para os postos - Rádio Arara FM 87,9

Em Arara Secretaria de Saúde abre dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e chama a população para os postos

 Gripe, A abertura da campanha aconteceu na Frente da Secretaria de Saúde  da cidade foi feito uma grande mobilização para trazer as pessoas para os postos de saúde e tomar a vacina para evitar a gripe. “Temos certeza que com a participação da população faremos uma grande campanha”, A Prefeitura Municipal de Arara promoveu, nesse sábado (26), o dia ‘D’ de vacinação contra a afirmou o Secretario Junior.
A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).
 
O secretário municipal da Saúde (júnior- destacou a importância de se tomar a vacina durante a campanha). “Esperamos que todos que se enquadram nos grupos de risco procurem os postos e se imunizem neste período para que a vacina possa fazer o efeito esperado antes da estação chuvosa. Estamos nos mobilizando hoje, mas esperamos a população nos demais dias para que juntos possamos evitar a gripe e as suas consequências”, declarou.
Grupo de Risco – Os grupos considerados de risco para a contaminação pela gripe, e que são prioritários na aplicação da vacina são as crianças com idade entre seis meses e cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Priorização - A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Reações adversas – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção e eritema. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar é uma forma de prevenir o contágio pela gripe. Também é recomendado cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.






Fonte: www.clemilsonemrevista.com
Share on Google Plus

About Sejam bem vindos à Rádio Arara FM

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.