Jogos da Seleção alteram rotina na PB; confira o que abre e fecha em dias de partidas - Rádio Arara FM 87,9

Jogos da Seleção alteram rotina na PB; confira o que abre e fecha em dias de partidas

Os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2014 vão alterar a rotina dos pessoenses e para não perder nenhum lance, saiba o que abre e fecha a Capital nos dias das partidas da equipe de Felipão e ainda nos dois feriados que ocorrem no mês de junho, como Corpus Christi e o São João.


Os jogos da seleção na primeira fase da Copa acontecem nos dias 12, 17 e 23 de junho. Já Corpus Christi será dia 19 e o São João, dia 24. Veja o que terá disponível em termos de serviço, comércio e lazer durante os dias festivos.
Repartições públicas
As repartições públicas estaduais terão o expediente alterado nos dias de jogos da Seleção Brasileira, com atendimento até as 13h, com exceção para o dia 23, quando acontece o jogo Brasil x Camarões. Esse dia será facultativo porque é véspera do feriado de São João. No outro feriado, o de Corpus Cristi, que ocorre na quinta-feira (19) também não haverá expediente. No entanto na sexta-feira (20), o expediente será normal.
No serviço público estadual, apenas os serviços essenciais, como hospitais, Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.
Nas repartições municipais, o expediente será também das 8h às 13, nos dias de jogos da 1ª fase da Copa do Mundo. Como nas repartições do estado, o município também decretou facultativo no jogo do dia 23, véspera do feriado de São João. No dia de Corpus Christi, dia 19, não haverá expediente também nas repartições do município de João Pessoa.
Já o Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou que no TJPB e nas 77 comarcas do Estado o expediente durante os três jogos da Seleção Brasileira será das 7h às 14h.
Bancos
O bancos vão alterar os horários em dias de jogos da Seleção Brasileira. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), nos dias em que a Seleção Canarinha estiver em campo, o expediente será das 8h30 às 12h30. Nos dias de Corpus Cristi e de São João, não haverá expediente bancário em João Pessoa.
A Febraban informou ainda que a alteração de horário está de acordo com a Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, que autoriza mudança no expediente das agências nos dias de jogos da Seleção Brasileira, exigindo, entretanto, que as agências estejam em funcionamento por pelo menos quatro horas. 
Em casos que os clientes necessitem utilizar os serviços e encontrem as portas das agências fechadas, podem usar outras maneiras de atendimento como: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e demais estabelecimentos credenciados).
As contas de consumo ainda podem ser agendadas ou pagas, com o uso do código de barras nos caixas eletrônicos dos bancos disponíveis ou ainda, nos correspondentes bancários que estiverem em funcionamento. Os boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos por meio de Débito Direto Autorizado (DDA).
Para esclarecer maneiras alternativas sobre como clientes devem proceder diante de imprevistos causados por mudanças no horários, a Febraban elaborou uma cartilha que já está disponível para consulta.
Comércio
Os proprietários dos estabelecimentos estão livres para decidir se vão liberar os funcionários ou não durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. No entanto, nos dias feriados, ou seja, Corpus Cristi e São João, o funcionário terá direito a receber o dia trabalhado e ainda ter uma folga.
Shoppings  Centers
O funcionamento dos principais shoppings de João Pessoa passará por algumas mudanças, devido aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, ao Dia dos Namorados e aos festejos juninos. Os consumidores devem ficar atentos aos horários especiais desses estabelecimentos comerciais.
Mag Shopping
No Dia dos Namorados, que coincidentemente é o dia da estreia do Brasil com o jogo de abertura da Copa enfrentando a Croácia, as lojas abrirão normalmente às 10h, fechando 30 minutos antes do início do jogo e reabrindo 30 minutos após a partida do mundial.
A regra vale para todas as partidas em que o Brasil disputar o Mundial.
A praça de alimentação funciona até as 24h, excepcionalmente nesta quinta-feira (12) e o cinema só abrirá nas últimas duas sessões em todos os dias em que haja jogos da Seleção.
Na segunda-feira (23), véspera de São João e dia de jogo entre Brasil e Camarões, as lojas fecham 30 minutos antes da partida e não reabrem. Elas voltam a funcionar somente na quarta-feira (25), quando os cinemas funcionam das 13h às 22h e a praça de alimentação abre em horário normal, das 10h às 22h. 
Shopping Cidade
O funcionamento do Shopping Cidade será interrompido às 15h na quinta-feira (12), devido ao jogo do Brasil e todas as lojas seguem fechadas, reabrindo no dia seguinte. Na terça-feira (17) esse shopping fecha às 14h, também em função da Copa do Mundo e não reabre.
Em relação à véspera do São João (23), o shopping encerra as atividades às 15h e só volta a funcionar na quarta-feira (25).
Shopping Sul
Nos dias de jogos do Mundial em que o Brasil estiver em campo, o Shopping Sul funcionará das 10h às 22h. A pausa do funcionamento nas lojas durante os jogos da Seleção é facultativo.
Na véspera do São João, segunda-feira (23), as lojas funcionam normalmente até as 18h e a praça de alimentação se estende até as 19h. Na terça-feira (24) o Shopping Sul não abrirá.
Tambiá
As lojas do Tambiá Shopping fecharão 20 minutos antes dos jogos do Brasil, reabrindo 20 minutos após o término da transmissão do Mundial, com funcionamento normal até as 21h.
Na segunda-feira (23) o shopping abre normalmente e fecha no dia de São João (24), quando apenas o cinema funciona normalmente.
Manaíra Shopping
Na quinta-feira (12), os horários de abertura e fechamento serão normais, das 10h às 22h, mas as lojas vão fechar meia hora antes de começar o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014.
A praça de alimentação e o Strike Bar estarão abertos com telões para exibição do jogo. As lojas reabrirão meia hora depois do final do jogo.
Na segunda-feira (23), o shopping fechará mais cedo, às 20h30. Também fará um intervalo no horário do jogo entre Brasil e Camarões, às 17h. Como no primeiro jogo fechará meia hora antes e reabrirá meia hora depois que a partida de futebol acabar.
Na terça (24) funcionará normalmente, exceto bancos, lotérica, Pague Fácil, Correios, AETC e Fesp.
Trens
Os trens vão funcionar em horáro especial nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. De acordo com a CBTU, haverá redução de viagens.
Nos dias 12, 17 e 23 de junho de 2014, os trens irão circular das 04h25 às 14h, seguindo a grade horária do sábado. Essa medida visa garantir transporte aos usuários antes do início das partidas de futebol.
Mudanças no funcionamento da Unimed
A sede administrativa da Unimed João Pessoa terá o horário alterado nos dias de jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol. Nessas ocasiões, funcionará, excepcionalmente, das 7h às 13h. A alteração ocorrerá, portanto, na próxima quinta-feira (12) e nos dias 17 e 23 deste mês.
O Espaço Viver Melhor, que fica no Bairro dos Estados, também seguirá o horário diferenciado. Já o Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley e o Hospital Moacir Dantas funcionarão normalmente.
Nos dias de jogos, o cliente que precisar de alguma informação sobre a Cooperativa poderá ligar para o Call Center (0800-725-1200). O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.
Na quinta-feira (12), na terça-feira (17) e na segunda-feira (23) a área administrativa da Unimed JP, que inclui a sede e o Espaço Viver Melhor, funcionará, excepcionalmente, apenas das 7h às 13h por causa dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo.
Campina Grande
O prefeito Romero Rodrigues assinou nesta quarta-feira (11) o decreto que torna facultativo o trabalho nas repartições públicas do Município durante o período da tarde nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo deste ano. 

Com a medida, o expediente dos órgãos municipais deverá funcionar entre 07h e 13h, nos próximos dias 12, 17 e 23, datas em que a seleção brasileira entra em campo durante a primeira fase do mundial. O decreto 4.086 foi elaborado pela Procuradoria Geral do Município. 

Os serviços essenciais nas áreas da saúde (como hospitais e o Samu, por exemplo) e educação, porém, funcionarão normalmente. A vigência do decreto municipal se estenderá a outras datas, caso a seleção brasileira se classifique para as fases seguintes da competição. 

“Considerando as comemorações dos festejos do São João, fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 23 de junho do corrente ano (segunda-feira), conforme já determinado em anos anteriores”, ressalta o decreto, tornando facultativo neste dia todo o expediente de trabalho. 

Para o procurador geral do Município, José Fernandes Mariz, a regulamentação é importante para assegurar ao servidor público municipal o direito de assistir aos jogos e de lazer no período da Copa. 
Fonte : Portal Correio
Share on Google Plus

About Sejam bem vindos à Rádio Arara FM

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.